Posada del Potro de Córdoba

Posada del Potro de Córdoba

A Posada del Potro é uma casa de curral do século XV que encantou autores como Cervantes ou Pío Baroja e que hoje abriga o Centro Flamenco Fosforito. Descubra o horário, preços e muito mais.

História

A Posada del Potro é uma antiga casa de curral do século XV que durante quase 300 anos serviu como lugar de hospedagem, núcleo comercial e prostíbulo. Está na Plaza del Potro, o lugar da judería que estava destinado à compra-venda de gado. Trata-se de um lugar perfeito para entender a arquitetura de Córdoba e o estilo de vida daquela época.

Esse edifício, declarado bem de interesse cultural, possui um grande portão que dá acesso a um pátio irregular. Ao redor desse, há dois andares de estâncias dessa antiga pousada. Seu hóspede mais famoso foi Miguel de Cervantes, que se encantou por esse lugar e eternizou a Posada del Potro na obra Dom Quixote.

O edifício funcionou como pousada até finais do século XX, quando foi reformado para se tornar acessível ao público. Atualmente, é possível visitar as quadras, os balcões com varandas de madeira e as dependências, que abrigam o Centro Flamenco Fosforito.

A Posada del Potro abriga ocasionalmente exposições e atos culturais relacionados ao flamenco.

Centro Flamenco Fosforito

Uma das figuras mais importantes do flamenco a nível mundial é o cordobês conhecido como Fosforito, que em 2013 inaugurou um Centro de Flamenco localizado na Casa del Potro. Seu objetivo era contribuir para a interpretação e promoção desse gênero.

A visita por essa “casa do flamenco” se estrutura em várias salas que historicamente foram as dependências da antiga pousada. Assim, o visitante poderá explorar a origem do flamenco, contemplar os instrumentos característicos dessa arte e ver os trajes típicos dos cantores.

Além disso, o Centro Flamenco Fosforito dedica uma sala às figuras mais representativas do flamenco com retratos de ferro de Paco de Lucía, La Niña de los Peines, Antonio Mairena, entre outros.

Horário

De terça a sexta, das 8:30 às 20:15 horas
Sábados: das 8:30 às 16:30 horas.
Domingos e feriados: das 8:30 às 14:30 horas.
Segunda: fechado.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Ônibus: linhas 1, 3, 7 e 12.