
Galeria da Inquisição de Córdoba
A Galeria da Inquisição de Córdoba expõe instrumentos de tortura utilizados pelos tribunais penais dos séculos XIII e XIX para interrogar e executar os suspeitos de heresia.
A exposição
Em pleno bairro judeu de Córdoba está a Galeria da Inquisição, também conhecida como a Galeria da Tortura. Trata-se de uma coleção privada que expõe todo tipo de instrumentos de tortura utilizados durante 700 anos para interrogar e executar cidadãos perseguidos por heresia.
Instrumentos de tortura como o esmagador de cabeça, jaulas de exibição, chicotes ou cadeiras que espetam eram usados pelos tribunais da Inquisição para realizar os “julgamentos” desde o século XIII ao XIX. Na Galeria da Inquisição, podemos ver um banco da tortura, o instrumento mais utilizado, assim como mecanismos próprios de cada país, como a “dama de ferro de Nuremberg”.
O museu reúne instrumentos em várias salas, junto a painéis explicativos sobre sua forma de uso e o delito que levava ao seu uso. Os delitos mais perseguidos eram heresia, bruxaria, homossexualidade, blasfêmia ou bigamia.
Interessante, mas prescindível
A Galeria da Inquisição é uma exposição recomendável se você vai estar vários dias na cidade e se interessa por história. O melhor é deixar sua visita para depois de ver todos os museus e monumentos imprescindíveis de Córdoba.


Horário
Atualmente fechada indefinidamente.
Transporte
Ônibus: linhas 3 e 16.
Lugares próximos
A Mesquita-Catedral de Córdoba (25 m) Capela mudéjar de São Bartolomeu (120 m) Museu Taurino de Córdoba (137 m) Porta da Ponte (168 m) A Judería de Córdoba (180 m)