Cristo de los Faroles - Conheça a lenda mais famosa de Córdoba
Cristo de los Faroles

Conheça a lenda que envolve o Cristo de los Faroles (Cristo dos Faróis), a escultura mais venerada pelos locais e um dos monumentos mais visitados da cidade.

O Cristo da Plaza de los Capuchinos

Entrando pela Cuesta del Bailío, se chega à Plaza de los Capuchino, um dos lugares mais transitados de Córdoba e famoso por abrigar o Cristo de los Faroles. Embora seu nome oficial seja Cristo de los Desagravios y Misericordia, essa escultura foi rebatizada pelos cordobeses graças aos seus oito faróis, que simbolizam cada uma das províncias da Andaluzia.

Trata-se uma figura feita em 1794 pelo escultor Juan Navarro León que foi protagonista de coplas, canções populares e até de um filme. O Cristo de los Faroles é provavelmente a escultura mais venerada de Córdoba.

O encanto que envolve o Cristo também reside no lugar onde se encontra. A Plaza de los Capuchinos mantém seu empedrado original e é um dos lugares mais transitados do centro histórico de Córdoba.

Lenda do Cristo de los Faroles

Segundo a lenda popular, cada noite às doze em ponto se escutavam passos perto da Plaza de los Capuchinos e um homem com capuz se aproximava sigilosamente do Cristo de los Faroles. Ali, ele sussurrava umas palavras incompreensíveis e desaparecia misteriosamente...

Ninguém conseguiu ver seu rosto nem identificá-lo até que, uma noite, o homem misterioso revelou seu segredo à comunidade que cuidava da escultura de Cristo, antes de desaparecer para sempre. Ele era um soldado do Rei que, anos antes, havia sido assaltado por bandidos e, quando estava a ponto de morrer, despertou desorientado em frente ao Cristo de los Faroles. Desde então, a cada noite ia à escultura na mesma hora que o salvou para agradecê-lo.