Onde comer em Córdoba

Onde comer em Córdoba

A cozinha cordobesa se caracteriza por pratos frescos, como o salmorejo, as anchovas em vinagre e o vinho. Sua gastronomia é uma das mais completas da Andaluzia graças à sua grande variedade de carnes e verduras.

Como em grande parte da Andaluzia, a cozinha de Córdoba tem uma base mediterrânea, caracterizada pela ausência de especiarias e a abundância de verduras e legumes em seus pratos mais tradicionais.

Se você quer provar o melhor da gastronomia cordobesa, o ideal é comer em uma taberna no centro da cidade ou visitar alguma das suas diversas adegas para degustar o vinho típico da zona. Como diz o provérbio cordobês “mal por mal, melhor taberna que hospital”.

Esses são alguns dos pratos típicos que você poderá provar na cidade:

Pratos típicos

A gastronomia cordobesa combina ingredientes típicos de Andaluzia com elementos próprios. Em seguida, detalhamos os pratos típicos de Córdoba:

  • Salmorejo: Sopa fria de tomate, miolo de pão, azeite de oliva, alho e sal. Costuma ser acompanhado de ovo cozido e jamón. É um prato típico de verão, mas pode ser encontrado o ano todo nos restaurantes cordobeses.
  • Rabo de touro: Refogado de rabo de touro acompanhado por molho denso e batata cozida.
  • Flamenquín: Filé de lombo de porco enrolado sobre jamón e frito com ovo e farinha.
  • Anchovas em vinagre: Pequenas anchovas marinadas em vinagre com alho e salsinha. Costuma ser apresentado como acompanhamento para pratos mais contundentes.
  • Berinjela com mel: Fatias de berinjela fritas com azeite de oliva e cobertas com mel de cana. Esse prato também é típico de Granada.
  • Japuta marinada: Peixe chaputa (chamado de japuta ou palometa na Espanha) marinado, cortado em pedaços e servido com alho, cominho e vinagre. É um prato muito típico dos bares de Córdoba.
  • Jamón ibérico: Córdoba é uma zona rica na criação de porcos, por isso é bastante comum encontrar esses produtos, como o jamón (espécie de presunto), lombo e salchichón (feito com as carnes magras do porco ibérico). A denominação de origem mais prestigiosa na região é Los Pedroches.
  • Bolo cordobês: Torta folhada recheada de cidra, cabelo de anjo e, às vezes, jamón serrano. É a sobremesa tradicional das festas de San Rafael.
  • Fiti-Fiti: Mistura de vinho doce e vinho branco cujo nome vem do termo inglês “fifty-fifty”.
  • Vinhos de Córdoba: A tradição vinícola de Córdoba faz dessa cidade andaluza uma terra rica em vinhos de todos os tipos. Os vinhos de Córdoba mais famosos são Pedro Ximénez, Fino Cordobés, Casa Villa-Zeballos ou Montilla-Morilles.
  • Rebujito: a bebida por excelência da Andaluzia também é muito comum em Córdoba. É obtida da mistura de vinho manzanilla com refrigerantes como Sprite ou água com gás.

Melhores zonas para comer

Em Córdoba, é possível encontrar restaurantes em praticamente todos os pontos da cidade. Em relação à qualidade-preço, as zonas mais recomendadas para comer em Córdoba são a judería, os terraços da ribeira do Guadalquivir e a Plaza de las Tendillas.

A poucos metros da muralha da cidade está o Mercado Victoria, uma opção bastante recomendável para comer porções e provar um pouco de tudo. Se você procura um lugar similar em plena judería, o mercado Los Patios de la Marquesa oferece comida típica com espetáculos de flamenco.