Feira de Córdoba

A Feira de Córdoba é uma das melhores épocas do ano para desfrutar da essência andaluza da cidade. Durante a última semana de maio, as ruas de Córdoba se enchem de flamencas, cavaleiros e muita festa.

Em que consiste?

Na última semana de maio, Córdoba se veste de gala para celebrar sua tradicional feira andaluza. O lugar escolhido para sediar essa festa é El Arenal, um amplo recinto às margens do rio Guadalquivir com espaço para mais de 100 bancas.

A Feira é um espetáculo por si só. Nas ruas do recinto é possível ver cavaleiros a cavalo, casais passeando de charrete, mulheres com a roupa típica flamenca e cordobeses com o chapéu tradicional. Ademais, a decoração do recinto ferial está muito ligada à tradição andaluza: lanternas de papel coloridas e um grande portal cheio de lâmpadas.

Como ponto positivo da feira de Córdoba, destacamos que as bancas estão abertas ao público, por isso o acesso é livre a todos. Além disso, trata-se de um acontecimento para todas as idades. Você poderá encontrar atrações para as crianças, espetáculos de flamenco, concursos e muitos outros eventos.

Origem da festa

As raízes da feira remontam à época medieval, quando os comerciantes locais realizavam os mercados de carne que duravam vários dias e atraíam os fazendeiros das cidades vizinhas. Hoje em dia, parte dessa origem se reflete na presença de cavalos e carruagens, assim como nas touradas que acontecem na Plaza de los Califas.

A padroeira da Feira de Córdoba é a Virgem da Saúde.

Gastronomia

A Feira de Córdoba é um momento perfeito para degustar as comidas e bebidas típicas da cidade. Nas bancas de comida espalhadas por todo El Arenal, é possível encontrar manjubinha frita, salmorejo (sopa fria de tomate, jamón e ovo), rabo de touro e muitos outros pratos característicos de Córdoba. A bebida por excelência da feira é o rebujito, uma mistura de vinho branco, água com gás e hortelã.

Feira de Córdoba 2020

Em 2020, a tradicional Feira de Córdoba acontecerá entre 23 e 30 de maio, coincidindo com a última semana do mês.