Banhos do Alcácer do Califa

Banhos do Alcácer do Califa

Um dos restos arqueológicos mais importantes de Córdoba são os banhos do Alcácer, construídos no século X para o desfrute do califa. Conheça a história dos banhos árabes de Córdoba.

História dos banhos árabes de Córdoba

O hammam ou banho árabe é uma tradição muito ligada à cultura árabe, que consiste na purificação do corpo através de banhos, rituais de higiene e cuidados estéticos. Na época de maior esplendor da Córdoba do califa, a cidade chegou a abrigar quase 600 banhos árabes.

Assim como a maioria dos restos arqueológicos de Córdoba, os banhos do Alcácer foram encontrados de forma casual em uma escavação de 1903. Esses banhos foram construídos no final do século C sob o mandato do califa Alhakén II. Faziam parte do alcácer omíada agora desaparecido e estavam a serviço do califa, que os usava para o desfrute de sua família ou para reuniões políticas.

Além dos banhos, o hammam incluía massagens, cabeleireiro e todo tipo de cuidados estéticos. A sala mais importante dos banhos era a de água morna. Devido ao seu caráter relaxante, era o espaço ideal para receber visitantes ilustres e negociadores.

Os banhos do alcácer do califa também foram cenário de episódios históricos de caráter violento. Durante a guerra civil que levou ao fim do califato, o califa Abi Ibn Hammud foi assassinado por três dos seus escravos. Anos mais tarde, o califa Abderramão V também foi atacado nos banhos árabes e executados pelos rebeldes.

Durante os séculos XI, XII e XIII, os banhos do alcácer foram reutilizados por almorávidas e almóadas.

Visitar os banhos do Alcácer

A parte visitável dos banhos árabes de Córdoba se estrutura em diferentes salas separadas pelos arcos colunas de estilo mudéjar. Durante o passeio, você poderá passar pelo vestuário, a sauna, o forno ou as salas de água fria, morna e quente.

Para apreciar melhor o funcionamento dos banhos árabes, o museu expõe o sistema hidráulico de cerâmica original pela qual passava a água do forno até chegar às diferentes salas. Além disso, cada sala possui painéis explicativos que ajudam o visitante a entender a importância do hammam na cultura árabe.

Você que tomar um banho?

Embora os banhos do Alcácer do Califa não estejam em funcionamento, Córdoba oferece uma recriação de como era esse tipo de banhos árabes durante o Califato. O hammam Al Ándalus reproduz o ambiente íntimo desses banhos em um cenário tipicamente árabe. A música andalusi e a luz tênue irão transportá-lo a outra época!

Horário

Inverno (de 16 de setembro a 15 de junho):
De terça a sexta, das 8:30 às 20:15 horas.
Sábados, das 8:30 às 16:30 horas.
Domingos e feriados, das 8:30 às 14:30 horas.
Verão (de 16 de junho a 15 de setembro):
De terça a sábado, das 8:30 às 14:30 horas.
Domingos e feriados, das 8:30 às 14:30 horas.

Preço

Entrada geral: 2,50€
Estudantes até 26 anos: 1,25€
Menores de 13 anos: entrada gratuita.
Quintas-feiras a partir das 18:00 horas: entrada gratuita (exceto feriados).

Transporte

Ônibus: linhas 3 e 12.