Plaza de la Corredera de Córdoba

Plaza de la Corredera de Córdoba

Desde sua criação no final do século XVII, a Plaza de la Corredera serviu como prisão, praça de touros, cenário de execuções da Inquisição e mercado. Conheça a única praça maior retangular da Andaluzia.

Diferentes usos da praça

A poucos metros da Prefeitura de Córdoba está a maior e mais importante praça da cidade: a Plaza de la Corredera. Acredita-se que foi construída sobre os restos do antigo circo romano.

Durante a Idade Média, esse espaço é utilizado como cenário de execuções da Inquisição e como prisão. Dizem que o carrasco vivia na própria praça caso houvesse alguma “urgência”. Anos depois, o espaço se tornou uma praça de touros até que no século XVII o arquiteto Antonio Ramos a modificou por completo e deu à Plaza de la Corredera seu aspecto atual.

No final do século XIX, a praça foi usada para abrigar o mercado mais importante de Córdoba. Hoje em dia, Plaza de la Corredera conta com diversas cafeterias e bares, além de sediar importantes festas de Córdoba, como a Noche Blanca del Flamenco.

Praça única na Andaluzia

A forma retangular e os pórticos com arcos da praça são característicos das praças castelhanas, o que faz da Plaza de la Corredera a única desse estilo na Andaluzia. Toda a praça possui uma arquitetura uniforme, exceto dois edifícios: a antiga Casa Consistorial e a Casa de Dona Jacinta, edifícios originais do século XVI.

Seu estilo lembra muito o da Plaza Mayor de Madrid e a Plaza Mayor de Valladolid.