Museu Arqueológico de Córdoba

Museu Arqueológico de Córdoba

O Museu Arqueológico de Córdoba é o segundo mais importante da Espanha em seu gênero e oferece importantes vestígios da época romana, visigoda e islâmica. Além disso, abriga o sítio arqueológico do teatro romano de Córdoba.

História

Depois das desamortizações dos conventos e igrejas cordobesas ocorridas a meados do século XIX, as peças arqueológicas obtidas foram reunidas no Museu de Belas Artes. Depois de passar por numerosas localizações, em 1868 foi criado o Museu Arqueológico de Córdoba, que durante vários anos compartilhou a sede com o de Belas Artes.

Atualmente, o Museu Arqueológico e Etnográfico de Córdoba está no palácio dos Páez de Castillejo, um edifício do século XVI que reúne em dois pátios diversas peças da época romana.

Em 2011, o Museu Arqueológico inaugurou um novo edifício anexo, levantado sobre as ruínas do antigo teatro romano de Córdoba. Atualmente, é possível visitar os restos das arquibancadas e parte do cenário do teatro Colonia Patricia.

A coleção

O museu Arqueológico e Etnográfico abriga diversas peças das distintas civilizações que povoaram Córdoba ao longo de sua história. É a melhor forma de percorrer o passado de Córdoba enquanto se observam peças que abrigam desde a Pré-história até a Baixa Idade Média.

São objetos pré-históricos, hispano-romanos, hispano-visigodos e islâmicos. Algumas das peças expostas mais importante são lápides de gladiadores, capitéis de colunas visigodas, figuras de mármore de deuses, elementos decorativos da típica vila romana ou máscaras teatrais de pedra.

Horário

Verão (de 1º de julho a 31 de agosto)
De terça a domingo, das 9:00 às 15:00 horas.
Segundas: fechado.

Inverno (de 1º de setembro a 30 de junho)
De terça a sábado, das 9:00 às 21:00 horas.
Domingos e feriados, das 9:00 às 15:00 horas.
Segundas: fechado, exceto vésperas de feriados.

Preço

Cidadão da União Europeia: entrada gratuita.
Cidadãos de outros países: 1,50€

Transporte

Ônibus: linhas 1, 3, 4, 7 e 12.