Cruces de mayo de Córdoba
Na primeira semana de maio, Córdoba se enche de cor com a chegada das Cruces de Mayo, um concurso popular famoso em toda a Espanha. Trata-se de uma das épocas mais bonitas pra visitar Córdoba.
Em que consiste?
Maio é o mês de celebração por excelência de Córdoba. Além do Festival dos Pátios Cordobeses e a Feira de Córdoba, a cidade celebra de 1º a 5 de maio as Cruces de Mayo (Cruzes de Maio). Esse evento provém da tradição cristã de tirar as cruzes das igrejas e decorá-las com flores de todas as cores para celebrar a chegada da primavera.
Atualmente, as Cruzes de Maio são um concurso popular em que agrupamentos e associações de amigos e vizinhos adornam as cruzes com cravos, gerânios e outros elementos naturais. Além disso, é muito comum que o altar que rodeia a cruz também esteja decorado com uma espécie de lenço que as mulheres costumam usar nos ombros e vasos de cerâmica.
Origem das Cruces de Mayo
Embora, há muito tempo, as Cruzes de Maio sejam relacionadas à tradição cristã, essa festa poderia ter uma origem romana ou celta. A mãe do imperador Constantino, santa Elena, encontrou a verdadeira cruz de Jesus Cristo durante sua peregrinação a Jerusalém e ordenou construir igrejas e templos cristãos para celebrar a descoberta.
No entanto, outras fontes situam as raízes dessa celebração no povo celta, que decorava os pinheiros com flores coloridas para das as boas-vindas à primavera.
Festa e música nas ruas
As Cruzes de Maio são uma das melhores épocas do ano para visitar Córdoba. As ruas se enchem de bares e bancas de comida e nas principais praças da cidade é possível escutar música popular e flamenco durante praticamente o dia inteiro.
As melhores zonas para desfrutar desse evento que celebra a chegada da primavera são os bairros de San Agustín, San Basilio, Santa Marina e San Andrés.