Festival dos Pátios Cordobeses

Festival dos Pátios Cordobeses

O encanto próprio de Córdoba não poderia ser entendido sem a beleza de seus pitorescos pátios de vizinhos. O Festival dos Pátios Cordobeses é a melhor oportunidade para visitá-los. Saiba como!

Em que consiste o festival?

O Festival dos Pátios Cordobeses acontece todos os anos durante a segunda e a terceira semana de maio. Desde a sua primeira edição em 1921, os proprietários das residências que participam decoram seus pátios com vasos coloridos, flores de todos os tipos e elementos de decoração artesanais com o objetivo de ganhar este concurso organizado pela Prefeitura de Córdoba.

A popularidade do concurso e a singularidade dos pátios cordobeses fez com que a Unesco proclamasse esse festival como Patrimônio Cultural Imaterial de Humanidade em 2012. É uma das poucas datas importantes nas quais é possível visitar os pátios cordobeses de forma gratuita, mas também uma das mais disputadas. Se você está pensando em visitar Córdoba nessas datas, recomendamos reservar a hospedagem com bastante antecedência.

Os pátios mais famosos

Embora a cada ano participem no festival mais de cinquenta pátios cordobeses, os bairros de Alcázar Viejo e San Basilio são os distritos que concentram o maior número de pátios. Por outra parte, o festival divide os competidores em pátios de arquitetura antiga e moderna. Se você tiver a oportunidade, recomendamos visitar os dois tipos dessas casas tradicionais cheias de história. Os últimos ganhadores do Festival de Pátios Cordobeses foram os pátios da: C/Parras, 5; C/Marroquíes, 6; C/Martín de Roa, 7, e C/Pastora, 2.