Ponte Romana de Córdoba

Ponte Romana de Córdoba

Desde sua construção no século I a.C., a Ponte Romana de Córdoba foi a única ponte da cidade durante vinte séculos. Descubra a história desse monumento histórico que foi cenário de Game of Thrones.

História

No século I a.C., os romanos construíram a primeira ponte de pedra que atravessou o Guadalquivir e conectou as duas margens da cidade. Acredita-se que a via Augusta, que conectava Roma com Cádiz, passava pela Ponte Romana de Córdoba, também chamada de “Ponte Velha”.

Seu comprimento é de 331 metros e se sustenta sobre 16 arcos, quatro quebrados e o resto de volta perfeita. Devido às remodelações que a ponte sofreu ao longo da história de Córdoba, restam apenas dois arcos originais.

No entorno natural da Ponte Velha se destacam os moinhos da época medieval, como “Molino de San Antonio” ou o “Molino de la Albolafia”, que aparece no escudo da cidade.

A Ponte Romana une o bairro da Catedral com o Campo da Verdade e em seus extremos estão dois dos monumentos mais icônicos de Córdoba: a Torre de Calahorra ou a Porta da Ponte. Desde 1931, é considerado Bem de Interesse Cultural.

Em 2014, a Ponte Romana de Córdoba foi escolhida como cenário de algumas cenas da série Game of Thrones.

A estátua de São Rafael

A única estátua que decora a Ponte Romana de Córdoba é o Triunfo de São Rafael, feita em 1651 como agradecimento ao arcanjo depois de uma epidemia de peste que atingiu Córdoba. O escultor encarregado do trabalho foi Bernabé del Río.

O triunfo de São Rafael aparece sempre rodeado de velas vermelhas que simbolizam a veneração do povo cordobês por essa figura que dizem que abençoa todos os viajantes que chegam ou deixam a cidade.

A Ponte Romana à noite

A imagem mais característica de Córdoba ao cair a noite é sua histórica Ponte Romana iluminada. O entorno do Guadalquivir é uma zona perfeita para dar um passeio noturno e desfrutar da iluminação do centro histórico de Córdoba.

As tonalidades alaranjadas das luzes refletidas sobre o rio envolvem a Ponte Velha em um ambiente mágico.